quarta-feira, 28 de março de 2012

Mona Lisa - Leonardo Da Vinci

Pode-se definir a intertextualidade como sendo a criação de um texto a partir de um outro texto já existente, ou seja, um diálogo entre dois textos.  Dentre a Intertextualidade explícita, temos vários gêneros, como:
Dentro do texto INTERTEXTUALIDADE, podemos dizer que a relação entre os quadros que serão exibidos/mostrados , é a “PARÓDIA”.
A paródia é uma forma de apropriação que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompe com ele, sutil ou abertamente. Ela perverte o texto anterior, visando à ironia ou a crítica.
A GIOCONDA – MONA LISA
1 - LEONARDO DA VINCI (Michelle)
La Gioconda (Mona Lisa) é uma das mais notáveis obras do pintor italiano. Esta obra é um dos retratos mais famosos da história da arte. O quadro da Mona Lisa é um dos mais valiosos, questionado e reproduzido. Segundo historiadores, Leonardo começou o quadro em 1503 e terminou-o 3 ou 4 anos depois. Sabe-se que muitos estudiosos da arte acreditam que o modelo usado para a pintura pode ter sido a esposa de Francesco Del Giocondo, que era um comerciante de seda da cidade de Florença, porém pouca coisa sabe de sua vida e de sua esposa. Outros acham que é seu próprio retrato em forma de mulher.
 (vamos aos exemplos)
2 - Monica Lisa – Mauricio de Souza (Sandra)
Pintada por Mauricio de Souza, surgiu por uma brincadeira do autor, simplesmente para decorar seu estúdio.  O sucesso foi tanto que virou exposição. Ele percebeu que através dessa paródia, as crianças tomaram gosto pela arte, pois eles puderam entender de uma maneira fácil e divertida, com uma imagem mais colorida, chamando atenção e provocando um certo deslumbramento nas crianças, já que elas não estão acostumadas e são pouco estimuladas a entender  arte; e as paródias servem para fazer essa aproximação.
3 – Mona Lisa – Salvador Dalí (Renata)
Salvador Dali, o famoso pintor surrealista espanhol, pintou o auto-retrato como Mona Lisa, em 1954. Uma das principais características deste pintor era destorcer imagens, que acabou deixando a Mona Lisa de forma bizarra. O autor acrescenta um bigode na pintura, tavlez seja uma forma de se auto-afirmar, os cabelos também são característicos dele coincidindo com os da pintura de Da Vinci. Com esta pintura o autor conseguiu chamar atenção que era o que tanto almejava em seus quadros.
4 – Mona Lisa – Fernando Botero (Maria dos Anjos)
5 – Mona Lisa – Moderna (Livia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário